8 de março - Dia Internacional da Mulher

Neste dia 8 de março, comemoramos o Dia Internacional da Mulher. Para marcar esta data tão importante e representativa, preparamos um programação repleta de atividades de conscientização, orientações e serviços.

Convidamos todos os servidores, em especial nossas servidoras, para participar das ações. Neste dia, vista tons de lilás e demonstre seu apoio à essa trajetória de luta das mulheres! Mande sua foto no e-mail publicidade@maua.sp.gov.br para publicação no portal do servidor.

Por que a cor lilás?

A origem da cor lilás vem de meados dos anos 60, com a retomada do feminismo. Foi um processo de auto-organização das mulheres. Assim, o movimento adotou as cores lilás ou roxa como sua identidade específica.

Cabe o registro de que os primeiros passos com bandeiras roxas haviam sido dados na luta das sufragistas, na Inglaterra, entre 1914 e 1918. Hoje, a cor é sinal da garra contra a opressão e a dominação das mulheres.‌

Depoimentos:

Silsa Horácio de Oliveira - Engenheira Civil:

“Neste dia Internacional da Mulher é importante destacar o aumento da representatividade das mulheres, principalmente em algumas profissões historicamente masculinas. Ainda precisamos quebrar preconceitos.”

Fátima Regina Martins Barbosa - Auxiliar de Apoio Operacional:

“O Dia da Mulher, para mim, representa uma comemoração dos direitos adquiridos, como o de votar e de trabalhar, ter uma profissão e liberdade financeira.”

Edinalva Conceição de Jesus - Manicure:

“Essa data reforça o poder feminino. Apesar de todas as dificuldades, somos guerreiras e capazes de alcançar nossas conquistas.”

Maria Madalena Ferri - Guarda Civil Municipal há 31 anos:

“Esta data tem muitos significados. Representa muita luta, batalhas que ainda temos que enfrentar. Na minha profissão, a única diferença é a força física, que compensamos com nossa coragem, determinação e sabedoria. Ainda falta muito respeito e igualdade.”

Margarida Nicodemos da Silva Souza - Guarda Civil Municipal há 19 anos:

“Esse dia representa conquistas após muitas batalhas e superação de muitas mulheres que tiveram coragem de enfrentar o sistema e mostrar que são tão capazes quanto o homem para conquistar o que ela desejar. Ainda é uma luta, para nós, ocupar os espaços na mesma proporção, como a maior participação na política, por exemplo.”

Adriana Aparecida Nunes Cordeiro Cardoso - Guarda Civil Municipal há 20 anos:

“Temos muitas conquistas já realizadas, mas ainda há um longo caminho, principalmente na parte profissional. Ainda enfrentamos muitos desafios por ser mulher, e precisamos quebrar o estigma de sexo frágil, que continua muito presente.”

Yuka Akagui - Analista de RH

“As mulheres são muito batalhadoras. Um dia de homenagem é muito pouco para representar tudo o que a mulher significa: mãe, profissional, dona de casa, chefe de família. A mulher é o pilar não só da casa, como também da sociedade.”

Ionice Augusta - Agende Administrativo

“Acho que essa data representa a luta constante da mulher pelo seu reconhecimento como indivíduo. Há até pouco tempo, as mulheres eram subordinadas ao pai ou ao marido, não tinham autonomia nem existiam como cidadãs, até mesmo porque não possuíam um simples CPF. A luta persiste, e espero que saiamos vitoriosas!”