Notícias
Dia da Homeopatia dia 21 de novembro
2 anos atrás
Homeopatia, palavra de origem grega, designa a ciência terapêutica baseada na lei natural de cura, Similia similibus curentur, ou seja, os semelhantes curados pelos semelhantes.
Esse método de tratamento foi desenvolvido pelo médico e cientista alemão, Dr. Christian Frederick Samuel Hahnemann, no século XVIII, e exposto para a comunidade médica da época, com a publicação do livro “O Organon da Arte de Curar, em 1810”.
Sabemos que a doença surge por algum desequilíbrio de ordem física e/ou mental. E esse desequilíbrio que nós médicos vemos e tratamos, é a ponta do iceberg.
Existem modos de tratamento para as manifestações clínicas, dependendo do tipo de terapia que se institui. Algumas linhas de tratamento usam medicamentos antagônicos aos sintomas. Em homeopatia utilizam-se medicamentos que sejam similares aos sintomas, com o intuito de não agir de modo contrário à natureza da doença, muito menos à do doente.
Modo de atuar: Cada sintoma clínico, local, geral, emocional vai caracterizar o gênio da doença, seu caráter agudo ou crônico, epidêmico ou isolado. Com as características individuais, particularidades, reatividade aos fatores desencadeantes dos transtornos, mais a análise do repertório e matéria médica, chegamos à proposta terapêutica.
A terapia homeopática utiliza o poder energético das matérias primas da natureza, dos reinos vegetal, mineral, animal.
Isso tudo foi possível através de muitas pesquisas, estudos, experimentação no homem são, análise de várias substâncias e seu poder medicamentoso. Com isso, descobriu-se que mesmo as mais inertes em seu estado natural, podem se transformar em remédio dinamizado.
A farmacologia homeopática modernizou-se, mas os medicamentos são prescritos em latim, na forma de glóbulos ou gotas, como há mais de 200 anos. De modo universal.
Muitos benefícios a homeopatia trouxe à humanidade, inclusive no auxílio em epidemias quando em épocas remotas, o acesso aos medicamentos e vacinas, praticamente era inexistente.
Todos os médicos são discípulos de Hipócrates, pai da Medicina, mas Samuel Hahnemann foi mais que isso. Trouxe os ensinamentos mais importantes das Escolas Cós e Cnós para atualidade. E de lembrar-nos que a primeira e única missão do médico é curar!
Toda essa informação sobre o método de desenvolvimento do estudo e terapêutica homeopática encontra-se no livro que demorou quase 15 anos para ser escrito, “O Organon da Arte de Curar”, do referido autor.
É uma ciência muito utilizada em países europeus e ocidentais, e no Brasil e conta com vários profissionais qualificados para tal.
A formação do médico Homeopata requer curso de pós-graduação de três anos, prova de título de especialista pela Associação Médica Brasileira e registro no Conselho Regional de Medicina.
Dra. Marcia Aparecida Picolli – Médica CRSMCA- Mauá