A arte da medicina e a paixão pelas palavras

Em 18 de outubro é celebrada uma data muito especial: o Dia do Médico. A profissão é umas das mais admiráveis da humanidade e sua importância ficou ainda mais evidente nos últimos anos por conta da pandemia do coronavírus. Muita gente considera a medicina uma verdadeira arte e a Prefeitura de Mauá conta com uma artista de múltiplos talentos em seu quadro de servidores da Secretaria de Saúde. Marcia Aparecida Picolli é médica pediatra e nutróloga no CRSMCA (Centro de Referência em Saúde da Mulher Criança e Adolescente). Mas, para além da medicina, Marcia também pratica pintura e poesia.

Sua paixão por cultura e saúde começou logo na infância. A médica conta que desde cedo se interessava por cuidar de pessoas, animais e plantas. E, também, foi desde criança que ela começou a se apaixonar pelas artes. “A leitura me levou às artes. As artes me levaram a conhecer as cores. E as cores me levaram a fazer os quadros”, conta Marcia.

Fã do poeta português Luís Vaz de Camões, a médica também aponta seu interesse pelas letras, palavras e, consequentemente, pela comunicação. Ela comenta que sempre gostou de ouvir as pessoas e, também, dialogar. Marcia tem vários textos sobre saúde e bem-estar publicados aqui no Portal do Servidor. Além disso, a pediatra publicou um livro próprio: “Modo de Preparar - A Poesia e a Culinária das Delícias Simples”. A obra combina algumas de suas paixões, como a poesia e a culinária. O livro pode ser adquirido em diversas livrarias, inclusive pelo site da Amazon.

Marcia Picolli é servidora concursada da Prefeitura de Mauá há 20 anos e tem uma conexão muito forte com a cidade. “Eu passava minhas férias no sítio da minha avó, que ficava no bairro São João. Era uma delícia, então eu desenvolvi um vínculo com Mauá e fiquei muito feliz quando tive a oportunidade de trabalhar aqui.”

Texto: Anderson Juno