Notícias
Dia da Pizza - 10/07
2 anos atrás
Dizem que, se Deus inventou algo mais gostoso que a pizza, deve ter guardado para si!
E por aí vai.
Quem não gosta de uma pizza tostadinha, com queijo derretendo em boa companhia? Difícil encontrar alguém.
Sim, e essa invenção culinária das mais bem sucedidas, segundos historiadores, teve sua origem na época dos egípcios, mesclando influência do povo hebraico e do chinês.
Há seis mil anos atrás, esses povos descobriram o processo de fermentação, que modificou a produção de alimentos e bebidas.
Depois desse período, os romanos levaram a técnica para a Itália e é de lá que temos as maiores referências das maiores mais famosas pizzas.
A panificação cada vez mais aprimorada produz pelas mãos ágeis e talentosas de pizzaiolos, transforma o trigo em massas variadas, que completadas pelos recheios inigualáveis, trazem um dos melhores momentos da vida do cidadão.
Megalópoles como São Paulo e Nova York têm bairros “italianos” onde o perfume do molho e da massa assando em forno à lenha, atraem várias centenas de pessoas todas as noites para apreciarem as várias pizzas.
Em Nápoles, na Itália, está situada a primeira pizzaria do mundo, da época de 1738. Imaginem quantas pessoas felizes já passaram por lá!
Das pizzas doces ou salgadas, o difícil é resistir ao aroma e ao sabor dessas combinações de estímulos.
Fica a dica: Pizza é um grande alimento. Sabendo combinar os ingredientes, pode-se ter um prato saudável e equilibrado. Só não abusar!
Dra. Marcia Aparecida Picolli – Médica Pediatra- Nutróloga no CRSMCA Mauá