Notícias
Semana de Incentivo à Doação de Leite Humano
2 anos atrás
O dia das mães é especial, mas não podemos nos esquecer das mães de leite nesta data também.
Ama de leite, como eram conhecidas antigamente, foram muito importantes para substituir as mães verdadeiras que não podiam amamentar. Dentre os motivos podemos citar a não produção de leite, existência de alguma doença infecciosa, procedimentos cirúrgicos, alterações neurológicas com coma ou alterações por parte do bebê como prematuridade ou malformações por exemplo.
O uso de leite materno é inquestionável à alimentação do recém-nascido e lactente. Ele é importante no desenvolvimento de fatores de proteção orgânica, na formação de anticorpos e imunoglobulinas protetoras do aparelho digestivo, diminuindo o risco de alergia alimentar.
Claro que existe rigor na coleta, no estoque e na logística do leite materno. São realizadas sorologias das doadoras, o leite é testado e pasteurizado para posterior uso quando necessário.
São utilizadas algumas técnicas para o oferecimento do leite como a aproximação da criança a mama e, através de um condutor, ela recebe o leite, encenando uma amamentação real. Essa aproximação estimula o elo afetivo mãe filha ou filho evitando inclusive algumas vezes a depressão da mãe com relação a sua dificuldade em suprir as necessidades do bebê.
Portanto mães, vocês podem doar parte do seu leite para uma maternidade. Existem vários prematurinhos e crianças que necessitam desse leite, que as mães naturais não podem oferecer e não estranhem se um dia alguma criança passar por você, sentir o seu cheiro e te chamar de mamãe.
Dra. Marcia Aparecida Picolli
Pediatra-Neonatologista e Nutróloga do CRSMCA-Mauá