Notícias
Dia Nacional do Uso Racional de Medicamentos
2 anos atrás
Hoje abordarei algo muito comum no nosso dia a dia, que é a utilização de vários medicamentos de forma abusiva e a automedicação.
A utilização de vários medicamentos ao mesmo tempo pode provocar interação entre eles. Essa interação pode, na maioria das vezes ser desastrosa para nosso organismo, principalmente quando utilizada de modo aleatório. Alguns estudos apontam que ela tem chance de ocorrer em 50% dos casos.
A experiência em farmacologia clínica aponta que o risco de efeitos adversos e/ou interação medicamentosa pode comprometer o diagnóstico e até o prognóstico de um tratamento. Em função disso, mais medicamentos são utilizados com a finalidade de amainar os sintomas indesejados, criando prescrições dispendiosas e algumas até com êxito letal.
Vários órgãos estão relacionados com o metabolismo (transformação) dos medicamentos como os rins, pulmões, coração, pele, intestino e fígado. Os sinais de intoxicação ou interação dependerão de quais órgãos serão primeiramente atingidos ou que transformarão essas substâncias.
Um exemplo de automedicação provocando efeito indesejado é o uso de ácido acetilsalicílico (AAS), usado para evitar doença cardiovascular, provocando uma crise asmática em uma pessoa portadora de asma brônquica.
Minha sugestão é que procure sempre um médico ou farmacêutico quando do aparecimento de reações importantes após o uso de algum medicamento e que evite a automedicação.
Dra. Marcia Aparecida Picolli
Pediatra-Neonatologista e Nutróloga do CRSMCA-Mauá