Notícias
26 de abril - Dia da Prevenção da Hipertensão Arterial
2 anos atrás
A Hipertensão Arterial é uma condição que se apresenta isolada ou com outras doenças e condições de morbidade, atrapalhando muito a saúde do indivíduo.
Em geral silenciosa em relação aos sintomas, e por esse mesmo motivo, seu diagnóstico e tratamento são retardados.
Como uma simples dor de cabeça pode ser um indício de hipertensão, sempre é interessante fazer a aferição da mesma regularmente.
Em situações como obesidade, hipertireoidismo, problemas renais e respiratórios, podem e em geral são associados à hipertensão arterial.
Existem dois grandes grupos : Essencial – quando ocorre por alterações genéticas , como na infância por cardiopatia congênita; no jovem quando surge um tumor produtor de substâncias adrenérgicas, como o feocromocitoma ou alterações da suprarrenal, também alterando os níveis pressórios. No adulto e nos idosos, as alterações vasculares, os chamados ateromas, são as causas da hipertensão entre outros.
Um bom reflexo da sua saúde obtém-se com a medida do perímetro abdominal. A gordura abdominal em excesso, provoca alterações renais, com dobras, com infiltrações gordurosas ao parênquima, tanto renal quanto cardíaco, com a consequente hipertensão.
Dize não ao sedentarismo, bem como às frituras, açúcares, carne vermelha e principalmente ao nervosismo, intrigas e discussões, ajudaria muito no quesito prevenção, visto ser uma doença que se associa a várias outras e, em si é sorrateira.
Muitas vezes descobre-se o problema diante de um quadro isquêmico no coração ou no cérebro, o que provocaria sintomas como infarto ou derrame cerebral (AVC).
Importante uma dieta rica em fibras, em antioxidantes, licopenos e água. Nutrientes que existem em frutas, cereais, grãos e legumes.
Vamos viver melhor e a prevenção sempre é benvinda.
Dra Marcia Aparecida Picolli – Medica Pediatra Nutróloga no CRSMCA - Mauá.
Fonte: “Modo de Preparar” – A Poesia e a Culinária das Delícias Simples - Marcia Aparecida Picolli