Prefeitura de Mauá participa do Dia Mundial de Conscientização do Autismo

Em 2007, a ONU definiu o 2 de abril como Dia Mundial de Conscientização do Autismo, data para divulgar informações sobre esta condição e combater a discriminação e o preconceito. Este ano, a campanha tem o tema “Lugar de autista é em todo lugar”, com uso da hashtag #AutistaEmTodoLugar.

Como parte das ações de conscientização, a Prefeitura de Mauá convida os servidores para participarem de uma ação para celebrar a data.

Na próxima segunda-feira, 04/04, venha vestido com uma camiseta ou peça de roupa azul, cor adotada para marcar as ações de conscientização sobre o autismo. Além do vestuário, tire uma foto com seus colegas de departamento e envie para o e-mail publicidade@maua.sp.gov.br. As imagens serão divulgadas no Portal do Servidor. A iniciativa é da Divisão de Qualidade, Medicina e Segurança no Trabalho.

O azul foi escolhido para representar este mês de conscientização pelo fato de a maioria das pessoas que apresentam transtorno do espectro autista (TEA) serem do sexo masculino, na proporção de 4 por 1. Em todo o mundo, diversos pontos turísticos e prédios públicos são iluminados ou decorados com essa cor.

O TEA apresenta como sintomas a dificuldade de sociabilização; Dificuldade no uso da imaginação; Comportamentos repetitivos; Sentidos sensíveis; Necessidade de rotina. Segundo a OMS (Organização Mundial da Saúde), a estimativa é que 1% da população mundial esteja dentro do espectro do autismo, a maioria sem diagnóstico ainda.