Notícias
alimentação e saúde
1 anos atrás
Dia do Nutrólogo, 15 de setembro.
Esta especialidade médica, que vem ganhando força e mais adeptos ao longo das décadas, é a que vamos prestigiar pelo seu dia.
Juntamente com as demais especialidades clínicas e cirúrgicas, a Nutrologia é a área que se preocupa com algo essencial, indispensável, adaptável, variável, inerente à vida e, sem o qual não há existência no mundo, o ato e o fato de alimentar-se!
Sim, alimentar-se. Mas, vocês devem estar se perguntando e alguns até rindo, se precisam de um médico que os oriente como comer?
A resposta é sim! Pois alimentar-se é diferente de comer!
E, alguns ao lerem estas linhas, estão lembrando que, desde criança não dispensam o pão na chapa com manteiga, o churrasco e os refrigerantes e ainda assim, sentem-se bem.
Novamente afirmo; isso não é alimentar-se, não é nutrir-se. E é aí que está a diferença.
E você pensa novamente que, não tem um problema de saúde, mas os índices do colesterol, dos triglicerídeos, da glicose e a pressão arterial não normalizam, mesmo com o uso correto dos remédios.
E eu lhe respondo. O erro alimentar alimenta essas alterações nocivas. E que ao ser corrigido, pode ajudar e muito no controle das situações descritas.
Não existe doença que não possa se transformar. Esta depende da percepção do paciente e do médico para combinarem os princípios terapêuticos medicamentosos e nutricionais, para o sucesso que todos esperam, em termos de longevidade e qualidade de vida.
Hipócrates, pai da Medicina, já afirmava há 400 anos antes de Cristo (A.C):
-“ Que Seu remédio seja o seu alimento e que o Seu alimento seu remédio”!
Uma verdade que não sucumbiu ao tempo e parece que agora, novos ventos sopram a favor da Nutrologia e das especialidades médicas integrativas.
Feliz Dia do Nutrólogo.
Dra. Marcia Aparecida Picolli – Médica no CRSMCA- Mauá.
Fonte: “Modo de Preparar – A Poesia e a Culinária das Delícias Simples”- Picolli, Marcia Aparecida- Ed Scortecci-SP-!º Edição. 2020.