Agosto Dourado - incentivo ao aleitamento materno

O Agosto Dourado simboliza o incentivo ao aleitamento materno
Campanha está sendo desenvolvida em várias unidades de Saúde de Mauá

Amamentação garante fortalecimento de vínculo entre mãe e bebê, é um gesto de amor.

Normalmente, os bebês agem mais calmamente, ficam mais saudáveis e ganham peso, como deve ser. Isto porque a amamentação transmite a sensação de segurança para a criança e estabelece um vínculo de confiança com quem o amamenta. Também aumenta a resistência contra doenças por causa dos anticorpos, melhora o desenvolvimento cognitivo e sistema nervoso, aumenta a produção de proteínas, entre outros benefícios.

Para Carla Fonseca, enfermeira na UBS do Jardim Zaíra 3, agradece por estes tantos benefícios da amamentação, afinal, com os gêmeos Humberto e Bernardo, as coisas ficam bem mais fáceis do que poderiam ser. Os filhos mais velhos, João Felipe, de nove anos, e Joaquim Augusto, de três anos, foram amamentados até os seis meses exclusivamente. Os bebês ficam mais tranquilos e a suplementação deixa de ser prioridade. “São muitas as vantagens da amamentação. A principal é que as crianças passam a desenvolver mais resistência às doenças, sem contar que o fortalecimento do vínculo com o bebê é fundamental”, defende Carla.

Para a mãe, uma das vantagens é a recuperação pós-parto, perda de peso, proteção contra incidência de câncer de mama, doenças cardiovasculares e osteoporose, por exemplo.
Por este motivo, a Prefeitura de Mauá aderiu ao Agosto Dourado, do mês de incentivo à amamentação, em todas as 23 unidades básicas de saúde.