Notícias
DIA 27 DE JULHO. DIA DE UMA DAS ESPECIALIDADES MAIS LINDAS NA MEDICINA!
1 anos atrás
Sou Pediatra há muito tempo e escutei uma frase muito importante para mim, de um grande médico, que atuou aqui em Mauá, Dr. Ocilmar Amaral. “Você cuida de algo muito precioso para nós, pais e avós! Que sua vida na Medicina seja sempre próspera e abnegada às nossas queridas crianças”.
Com essa filosofia e dedicação, sigo na especialidade e em Mauá, cidade com aproximadamente 47 mil crianças, entre 0 e 6 anos, onde temos um extenso campo de atuação.
Na vida profissional do Pediatra, reconheço algumas fases, das quais vivenciei e as interpretei dessa maneira:
v A fase neonatal exige do Pediatra pulso firme, boa visão e muito raciocínio para atuar em um dos períodos mais vulneráveis na vida. O Pediatra é o irmão mais velho do bebê.
v A fase de lactente vai requerer do Pediatra, calma, tranquilidade para lidar com a época mais birrenta da criança. O choro está associado ao temor que já entendem e querem escapar do perigo. O Pediatra é o tio da criança!
v Na primeira infância ou fase pré-escolar é o momento da creche e da convivência com outras crianças. Muitos resfriados, febres, diarreias e vômitos. O Pediatra mais confiante, precisa passar segurança, que resultará em tranquilidade para ela. O Pediatra é a pai da criança!
Na fase escolar, a criança desenvolve seu potencial de escrita, leitura, raciocínio. Nessa fase, o Pediatra já será o Professor! Muitas delas se inspiram no profissional e sonham em ser Pediatra também.
v Na fase da pré-adolescência, já conhecemos bem a criança que se transformou muito, aproximando-se da vida adulta, o Pediatra é o avô.
Mas o mais interessante é quando chegamos à fase de Amigo da criança! Nesse momento, conversam conosco, tiram dúvidas e sentem-se mais responsáveis por sua saúde!
O vínculo dos Pediatras com as Crianças é modificado dia-a-dia, mas é duradouro! E com este vínculo, descobre-se:
Que o Amor cura! Que o Carinho regenera! Que a Atenção é um bálsamo para as dores! Que o Sorriso cicatriza as feridas! E que elas também se ferem!
E justamente é o carinho, a atenção e o cuidado dispendidos pelos Pediatras que as farão sorrir novamente!
FELIZ DIA DO PEDIATRA
Dra. Marcia Aparecida Picolli – Médica Pediatra, Nutróloga e Neonatologista no CRSMCA-Mauá, especial Dia do Pediatra.