Servidoras apostam nas plantas para deixar ambiente mais agradável

Há mais de 35 anos trabalhando na Prefeitura de Mauá, servidoras apostam nas plantas para deixar ambiente mais agradável. Hobby é exercido depois do expediente, nos locais em que elas trabalham em Finanças
“As plantas são como bichinhos, cheias de poeira ela não respiram”, afirmou Jucimara da Silva Feitosa, que trabalha há 35 na Prefeitura de Mauá. Pedrina Oliveira completou 37 anos como servidora municipal. Entre papéis e cálculos, ambas dedicam parte do tempo, depois do expediente, para cuidar de várias plantas localizadas na Contabilidade e no corredor de entrada da Secretaria de Finanças. Elas têm uma regra: “apenas uma pessoa fica encarregada de molhar os vasos, para não afogar as plantinhas”, explicou Pedrina.
O hábito de cultivar flores e vegetação já era rotina desde que as duas trabalhavam no setor de Tesouraria, no mezanino do Paço Municipal, onde tinham bastante vasos. “A gente trouxe tudo pra cá, porque aqui não tinha nada”, explicou Pedrina.
Na juventude, ambas recordam que não compartilhavam do hobby que as mães exerciam no cultivo. “Eu me lembro que na casa da minha mãe tinham umas samambaias enormes e longas, que a gente passava por baixo”, recorda Jucimara, chamada por “Ju” pela Pedrina. Ela tem a mesma recordação.
E elas saem observando as plantas por onde andam no Paço, fazem seu próprio diagnóstico e buscam solução. O gasto com terra, vaso e fertilizantes sai do bolso das duas, mas os gestores já manifestaram que vão dar apoio na empreitada. “Aquele vaso grande lá de baixo – no subsolo – precisa de terra nova. Vamos ter que trocar lá mesmo, porque ele é pesado”, disse Jucimara.
Elas se recordam de um senhor que cuidava das plantas do Paço e que deixava todas muito bonitas, mas ele não está mais na Prefeitura.
Ambas riram muito ao saber que a “sabedoria popular” costuma dizer que a samambaia e a jiboia, um tipo de trepadeira, ficam mais bonitas em ambiente que tem fofoca. Pedrina achou nisso a explicação: “A nossa samambaia não tá pegando fofoca direito, porque ela tá feia”, divertiu-se.
Jucimara disse que o setor tem um monte de suculentas. E lembrou que tiveram uma folhagem bem bonita que estava no corredor, mas que foi roubada. “A pessoa poderia ter pedido uma muda que a gente daria. As nossas plantas são a gente que compra”, detalhou. “Maldade, né?!”, completou Pedrina. Elas acreditam que pelo fato das plantas ficarem no corredor as pessoas pensam que são da Prefeitura, mas são as duas que compram e cuidam. “Tá aqui, não é de ninguém ou é da Prefeitura mesmo..., mas é pra ficar ali”, disse Jucimara. Pedrina defende: “se está bonito, bem cuidado, é porque tem alguém cuidando.”
Já no departamento, ambas fazem uma recomendação para quem tem vasos próximos à mesa: “tem que conversar com as plantas, dar bom dia.”
As duas fazem aniversário em Setembro, mês da chegada da Primavera. Talvez isso explique a inspiração para tanto cuidado.