Notícias

NOVEMBRO ROXO - 17 DE NOVEMBRO - DIA MUNDIAL DA PREMATURIDADE

NOVEMBRO ROXO - 17 DE NOVEMBRO - DIA MUNDIAL DA PREMATURIDADE

1 anos atrás


Desde 2011, essa data é reservada para a conscientização mundial sobre a Prematuridade Neonatal. Prematuro é o recém-nascido que tem idade gestacional menor que 37 semanas. 

Várias causas estão atreladas à prematuridade neonatal. Hipertensão arterial exclusiva da gravidez, a famosa DHEG, obesidade, diabetes gestacional, tabagismo ou drogadição  materna ou paterna são as principais causas preveníveis. Outras de caráter congênito como malformações e alterações genéticas, associados ou não a processos infecciosos, também corroboram para a grande incidência de partos prematuros e requerem outra abordagem de prevenção.

O olhar das pessoas envolvidas nesse evento, de extrema importância para o indivíduo, deve ser bem criterioso.  As consultas de pré-natal, o respeito com o feto, não o expor à stress desnecessário, são atitudes que diminuem o risco do parto prematuro. E aos primeiros sinais de uma gravidez de risco, uma equipe de pré-natal coesa e consciente dos avanços da medicina fetal e obstétrica deve ser consultada e ouvida.

Sou Neonatologista e trabalhei 23 anos em UTI Neonatal. Essas crianças são muito fortes, resistentes, mas ao mesmo tempo muito frágeis.

A barriga é substituída pela incubadora, o cordão umbilical substituído pelo soro endovenoso e a placenta substituída pelo respirador. E, a mamãe substituída pelos médicos e paramédicos.

Essas crianças chegam a ficar  três meses internadas, com vários procedimentos por dia. Medicamentos, transfusões, exames, etc. Só quem já viu e viveu com prematuros sabe da importância e gravidade nessa espera.

Que esse conhecimento que eles nos passam seja valorizado. A capacidade de adaptação fora do útero é gigantesca, inversamente proporcional ao tamanho delas.  A vontade de viver é inimaginável.

Eles têm no cuidado neonatal, uma segunda chance de sobrevivência.  

Se não for possível levar a gestação até o final, que seria o recomendado, que esse período seja o menor possível e com menos sequelas para os pequenos.

Dra. Marcia Aparecida Picolli – Médica no CRSMCA – Mauá.