Notícias

Outubro de 2022

Outubro de 2022

1 anos atrás


Mês de Outubro. É um mês de 31 dias e sabem por quê? Temos muito que prevenir e cuidar nesse mês!

A cada dia, temos uma data comemorativa relacionada à saúde da população. Muitas importantes e que se entrelaçam em grau de relevância.

Claro, o carro chefe é o Outubro Rosa da prevenção ao câncer de mama, que merece atenção, pois a população feminina é mais que a metade da população brasileira.

Depois, temos os dias 5, 6, 10 e 11 relacionados com meningite, paralisia cerebral, saúde mental e deficiência física, respectivamente. Significa uma necessidade em observar, medicar e reabilitar, quando possível, esses casos que vão levar à problemas de ordem cognitiva, motora, educacional e nutricional, além do impacto social às nossas crianças e adultos.

Dias 12, 24, 25, 29 estão relacionados à prevenção da artrite, poliomielite, nanismo, do acidente vascular cerebral (AVC) que nesse ponto, compreende a parte motora, cognitiva, locomoção e aprendizado.

Essas datas são muito valiosas, mas a complexidade do ser humano faz-nos lembrar de que não seria possível segmentar nosso corpo e tratar as partes. A parte não tem ideia do todo, mas o todo tem ideia das partes.

A vida é muito cara e valiosa. Vamos ser exemplo de saúde física e mental para as pessoas. Também ajudarmos, plantando essa ideia em nossos parentes e amigos.

A nossa integridade, física e mental, em adequação à realidade de cada um, e o mais hígida possível, faz com que possamos alcançar os mais altos objetivos em nossa existência. E esse compromisso nos traz alegria de viver, as realizações e o sucesso que todos almejam!

Fica a dica: Cuide de sua saúde e seja um agente multiplicador do bem estar físico e emocional. Seja a inspiração para alguém e principalmente, para si mesmo.

Dra. Marcia Aparecida Picolli – Médica no CRSMCA. Mauá 10/10/22