21 DE SETEMBRO - DIA NACIONAL DA PESSOA COM DEFICIÊNCIA

Essa data foi instituída em 1979, para que todos tenham uma reflexão sobre um evento de causas variadas, que acomete parte significativa da população, não poupando homens, mulheres, adultos ou crianças.

Quando falamos em deficiência, pensamos logo em algum problema neurológico, que altera a fala, ou a marcha, ou raciocínio.

Na verdade, as deficiências são múltiplas, e às vezes o que pensamos ser apenas preguiça, pode esconder alguma deficiência metabólica, por exemplo.

Outra ilustração para rememorarmos, uma dificuldade no raciocínio matemático ou na escrita, a alterações em funções importantes, como mastigação ou deambulação, mesmo em grau leve, podem incorrer como um certo grau de deficiência.

No entanto, nem todas as deficiências são de ordem irreversível. O organismo inteligente cria meios compensatórios, o que vai fazendo com que outros órgãos e sistemas próprios, criem uma comunicação entre si, criando novos programas de ação entre os órgãos e sistemas, provocando outra consciência corporal e mental, propiciando uma melhor e mais eficiente adaptação.

Por isso, encontramos o deficiente visual com um apurado sistema olfativo e auditivo, além do tato. O deficiente auditivo com excelente desempenho visual, com possibilidade de leitura labial.

O deficiente físico em uso de cadeira de rodas, consegue desenvolver a musculatura dos membros superiores, tão intensamente , a ponto de conseguirem acertar uma bola pesada, como a de basquete, em uma cesta vários metros acima de nossas cabeças.

Quando temos essa data para nos lembrar do deficiente , seja qual grau for, não é para lamentarmos ou nos entristecermos.

Justamente serve para valorizarmos o esforço pessoal do deficiente. Propormo-nos a criar condições em casa ou no local de trabalho, ou no lazer, de meios para que possam desenvolver cada vez mais as aptidões inerentes e ampliar as que possam adquirir em função delas e por elas.

Para um pai ou uma mãe que tem uma criança com algum grau de deficiência, não desanime. Faça de cada dia uma experiência prazerosa para você e os seus.

Tratem com carinho e compreensão, pois o organismo vai criando condições adaptativas que nos surpreendem, como médicos e como cuidadores.

Essa data é muito importante, principalmente para termos em mente, que o amor pode curar e transformar as pessoas.

Lembro-me bem quando estava atendendo uma deficiente mental no CRSMCA< a criança não parava, e eu a abracei, conversei baixinho ao seu ouvido, ela acalmou-se e foi evoluindo bem.

Certo dia, sua mãe retornou com a criança e me disse:

- Doutora, não sabia que o amor curava.

Dra. Marcia Aparecida Picolli – Médica Pediatra-Nutróloga no CRSMCA