Notícias

Setembro Amarelo

Setembro Amarelo

1 anos atrás


O suicídio é um grave problema de saúde pública que, por muito tempo, foi considerado um assunto tabu. Porém, é importante que o tema seja discutido abertamente para conscientizar a população sobre sua prevenção. Por isso, desde 2015 é realizada no Brasil a campanha “Setembro Amarelo”.

Diversos fatores podem desencadear uma situação de suicídio, como falecimento de ente querido, desemprego, doença incapacitante, dor crônica e depressão. Segundo a OMS (Organização Mundial de Saúde), 90% dos casos poderiam ser prevenidos caso houvesse apoio prévio e acompanhamento médico e psicológico com diagnóstico correto.

Em Mauá, é possível buscar auxílio na rede de saúde municipal – 23 UBSs, três CAPS, quatro UPAs e no Hospital de Clínicas Radamés Nardini. Também é possível apoio no CVV - Centro de Valorização da Vida, pelo 188, atendimento gratuito, 24 h, e pelo site www.cvv.org.br.

Todos podem ser divulgadores desta importante causa com ações como caminhadas, passeios ciclísticos ou apenas utilizando uma peça de roupa amarela ou o laço no peito, ajudando assim a despertar a atenção para o assunto.