Notícias

DIA NACIONAL DE COMBATE AO COLESTEROL

DIA NACIONAL DE COMBATE AO COLESTEROL

1 anos atrás


Dia 8 de Agosto, mais uma data para ser lembrada! Dia de combate ao colesterol.

Como isso é possível? Vamos entrar em guerra com esse nutriente? Montar barricadas? Vocês devem estar se perguntando.

O colesterol não é o único responsável pelas doenças cardio-vasculares. Mas tem grande importância no seu aparecimento, desenvolvimento e gravidade.

O termo colesterol está agregado ao nosso dia a dia, e até ganhou a “classificação de bom e mal”.

O colesterol é apenas o que dosamos no sangue. A verdadeira função dele é relacionada ao modo como a gordura entra e sai do sangue, levada por carreadores de nome lipoproteínas. LDL, HDL ou VLDL.

Essas dosagens são analisadas para termos uma ideia da qualidade do sangue e do metabolismo das gorduras. Como em um motor de automóvel, se o óleo estiver queimado, espesso, não funcionará corretamente o veículo.

Se há um excesso de gordura no sangue das pessoas, a bomba cardíaca terá que trabalhar mais, os rins terão dificuldade em filtrar o sangue e o fígado ficará inchado, pois tentará com a ajuda das lipoproteínas, manter o sangue mais fluido, empurrando e armazenamento a gordura nos tecidos gorduroso e hepático.

Muitas vezes verificamos pessoas com obesidade e com colesterol normal. O inverso também ocorre, pessoas magras com alto índice de colesterol. Isso vai depender da função das lipoproteínas, do metabolismo dos ácidos graxos e triglicérides, todos decorrentes do metabolismo de gorduras e das condições dietéticas e estilo de vida.

Exercícios físicos regulares, com atividade controlada por um professor de ginástica e, principalmente, alimentação com teores de carboidratos e gorduras adequados, ajudarão no controle do colesterol e das suas consequências, entre elas infarto, hipertensão arterial, embolia pulmonar entre outras.

Fica a dica: Qualquer alimento de origem animal tem colesterol. Se esse é o seu problema, abstenha-se de alimentos desse tipo, pelo menos uma vez por semana, e substitua-os por vegetais, frutas, legumes, cereais ricos em licopenos, taninos, fibras, antioxidantes e principalmente, de sabor agradável.

Dra. Marcia Aparecida Picolli – Médica Pediatra- Nutróloga e Hebiatra em Mauá - CRSMCA