Tecnologia como inspiração artística

Foram os jogos eletrônicos que despertaram em Danilo Alves Lira o interesse no infindável mundo da tecnologia. Quando criança, os computadores nas casas de familiares e amigos eram apenas ferramentas para a diversão. Porém, essa brincadeira tomou rumos diferentes conforme aquele garoto crescia.

“Mantive interesse na área e, então, após terminar o ensino médio, fiz curso técnico de informática na ETEC de Mauá. Anos depois, fiz o superior em Informática para Negócios na FATEC”, conta. Hoje, adulto e tendo a informática como material de trabalho, Danilo atua no Departamento de Tecnologia da Informação da Prefeitura de Mauá.

Nascido na cidade há 34 anos, atualmente Danilo mora no Jardim Guapituba e atua há seis anos como programador. “Cuido da manutenção técnica do site da Prefeitura e de alguns outros sistemas. Também trabalho no desenvolvimento de sistemas e formulários para informatização de alguns procedimentos internos e externos, como formulários digitais para diminuir o uso de papel e melhorar a agilidade e segurança do procedimento”, explica.

Imerso no mundo da tecnologia, mas sem perder o interesse pelos personagens, paisagens e enredos dos videogames, há cerca de três anos Danilo começou a dar vazão à sensibilidade artística, o que resultou na produção de um tipo de arte conhecida como diorama. Ele mesmo explica:

“Basicamente, consiste em recriar uma foto ou imagem de forma tridimensional, dentro de uma moldura. Como sempre amei videogames, meu foco é recriar em 3D os cenários de jogos clássicos,  como Super Mario, Sonic, Street Fighter, entre outros”.

O trabalho, meticuloso, é feito à mão, utilizando imagens impressas em papel, estiletes, tesouras e muita paciência. Todas as partes são montadas em caixas-molduras com cerca de 5 cm de profundidade. Segundo Danilo, cada trabalho demora entre quatro a 12 horas para ser finalizado, dependendo da complexidade de cada peça.

Usando o codinome Dans, o programador e artista disponibiliza seus dioramas em dois endereços na internet. Para conhecer um pouco mais desse trabalho artístico, e também para fazer suas encomendas, acesse os links:

www.instagram.com/superdiobox

Texto: Edu Guimarães