Palavras para entreter e informar

Imagine participar do combate ao crime junto com o Homem-Aranha ou correr junto com o Cebolinha fugindo da Mônica e seu coelho Sansão. Os personagens das histórias em quadrinhos foram os primeiros amigos e também professores de Anderson Juno Fernandes Oliveira. Foi com os gibis que Anderson, por volta dos cinco anos, começou a ler, antes mesmo das aulas de alfabetização na escola.

Depois das aventuras com os gibis na infância, foi na adolescência que um livro despertou em Anderson a vontade de dar asas à imaginação e transformar suas próprias histórias em escritos. “Na adolescência eu li ‘Drácula’ e pensei que também poderia escrever uma história de terror. Comecei, então, a escrever sobre vampiros, fantasmas, demônios e alienígenas”, conta.

Os primeiros resultados das experiências literárias foram dois contos publicados em antologias. Em 2018, o conto “Agios Buer” foi incluído no livro “Daemonum Sigillum”. No ano seguinte, “Espetáculo de Sangue” foi publicado em “Circo dos Horrores”. “A participação nesses dois projetos foi muito importante”, explica. “Foram as primeiras vezes que vi meus textos publicados e impressos. Ajudou a aprimorar minha escrita”.

Essa vontade de contar histórias levou Anderson à faculdade de jornalismo. Mas, como jornalista, as histórias contadas não são ficção, mas sim de heróis, trabalhos, amizades e vidas reais.

Anderson, que desde 2014 é servidor público na Prefeitura de Mauá, atua desde o início deste ano na Coordenadoria de Comunicação Social, onde é um dos responsáveis por redigir matérias que informam à população sobre as ações e serviços realizados pela administração.

“Nestes tempos em que as fake news se disseminam tão rápido, confundem a população e causam estragos, trabalhar com comunicação em um órgão público é uma grande responsabilidade”, comenta. “Ao mesmo tempo, é uma oportunidade para demonstrar que é possível transmitir informações com rapidez, qualidade e transparência”.

Paralelamente ao trabalho diário como jornalista, Anderson continua com suas produções literárias, explorando o fantástico e o sobrenatural. E exatamente hoje, 15 de setembro, o jovem escritor de 29 anos dá um importante passo no caminho das palavras: o lançamento de seu primeiro livro.

Com o título de “Insurreição Profana”, a obra foi escrita no segundo semestre do ano passado, durante período de reclusão do autor devido à pandemia. “Escrevi a história em três meses. Revisei sozinho. Não gostei de algumas coisas, então tirei capítulo e adicionei capítulo. Revisei mais três vezes”, conta entusiasmado. O livro, lançado de forma independente, levou pouco mais de um ano desde a primeira página no computador até a impressão estar nas mãos do autor.

“A narrativa em ‘Insurreição Profana’ é focada no esforço do protagonista, o músico e professor Júlio César, em retomar sua vida e carreira após a trágica perda da esposa. Mas, além do luto, Júlio enfrenta forças visíveis e invisíveis que ameaçam sua sanidade e a segurança de sua família. É uma história sobre peso na consciência. Fé e ceticismo. Razão e intolerância. Luta e renúncia”, explica o autor.

Para adquirir o livro, entre em contato com Anderson pelo e-mail blogdojuno@hotmail.com ou pelo link https://loja.uiclap.com/titulo/ua9521/. Acompanhe um pouco da produção jornalística e literária do autor no endereço https://andersonjuno.wixsite.com/blogdojuno.

Texto e foto: Edu Guimarães