O mundo pelas janelas digitais

Diz um ditado que “os olhos são as janelas da alma”. Durante a vida, assistimos o mundo através de diferentes janelas. Podem ser aquelas da infância, por onde olhávamos o quintal na casa da vó. Talvez aquelas por onde vemos a cidade passar com velocidade. Também têm aquelas que nos trazem informação, diversão, entretenimento. É com uma dessas janelas que Valter P. da Costa Junior trabalha na Prefeitura de Mauá: o computador.

Formado em Sistemas de Informação e com Pós-Graduação em Gestão de TI, Valter é servidor público em Mauá desde 2013 e atua como administrador de redes. Entre suas funções está garantir a segurança da rede de informação da Prefeitura, o serviço de webmail e gerenciar tudo que envolve a comunicação de dados. Ou seja, ele é integrante da equipe responsável por você poder ler esse texto no Portal do Servidor.

Além do mundo dos bits, bytes, comandos, hardwares, softwares e mais um monte de nomenclaturas que a maioria de nós não entende, Valter também vê o mundo através de outra janela, tão intrigante quanto os computadores, porém, mais poética: a câmera fotográfica.

“Desde muito novo eu gostava de fotografar e as pessoas próximas sempre elogiavam”, conta o servidor sobre o início de suas aventuras fotográficas.

Foi a curiosidade por entender como determinada imagem foi criada que levou Valter a estudar o assunto. “Me incomodava não saber reproduzir o efeito que eu tinha conseguido numa foto, por exemplo, um desfoque. Como não sabia nada e fotografava somente no modo automático, aquilo era uma incógnita”.

Em 2017 começou a desbravar o mundo teórico da fotografia através de cursos e no início deste ano iniciou a graduação na área. “Quando comecei a estudar fotografia, fui atrás de grandes referências e os fotógrafos que mais admiro são Ansel Adams, Ernst Hass e Cristano Mascaro”, explica Valter. “Então, seguindo essa linha, o que mais gosto de fotografar são paisagens e arquitetura, principalmente em longa exposição”.

“Em tudo vejo uma fotografia em potencial”, comenta. “Quando vejo uma matéria no jornal, o que me prende a atenção é a fotografia, quero entender a luz utilizada, como foi feito o enquadramento, a narrativa. Quando vejo um filme ou uma série é a mesma coisa”.

Para Valter, existem alguns pontos em comum entre seu trabalho diário e a fotografia. “São muitos jargões técnicos. Por exemplo, f/8, 1/30s, ISO 100, software de tratamento, resolução para impressão. Acho que todo fotógrafo acaba sendo um pouco nerd também”, finaliza.

Para conhecer um pouco do trabalho de Valter como fotógrafo, acesse os links:

www.instagram.com/valtercosta_jr e

valtercostajr.com.br

Texto: Edu Guimarães
Foto: Valter da Costa Jr.