Contando histórias e celebrando a força feminina

“Não se nasce mulher, torna-se mulher”, disse Simone de Beauvoir, filósofa e uma das mais importantes pensadoras do feminismo. Essa construção pode ter diversos caminhos, mas passa pela luta diária por direitos e também pelo conhecimento das batalhas travadas por inúmeras mulheres no decorrer dos tempos. Foi pensando na propagação dessas histórias de vida e luta que Giovana de Oliveira desenvolveu o projeto “Mulheres poderosas, agosto lilás”.

O projeto tem o intuito de divulgar as biografias de grandes mulheres, servindo como um primeiro contato para que as pessoas interessadas possam pesquisar e conhecer mais sobre essas pessoas que ajudaram a conceber a ideia do feminismo. Além de pequenos textos sobre cada personalidade, Giovana recria, através de fotografias, imagens que remetem diretamente às mulheres citadas.

O nome do projeto de Giovana é uma referência direta ao Agosto Lilás, campanha de conscientização e combate à violência contra a mulher, celebrado desde 2012 durante o mês de agosto.

Personalidades já incluídas no projeto são Anna Nery, pioneira da enfermagem no Brasil, a jovem paquistanesa Malala Yousafzai, a artista plástica Tarsila do Amaral e a pintora mexicana Frida Kahlo. “Mulheres poderosas, agosto lilás” também é um incentivo à leitura, uma das paixões de Giovana.

“Eu sempre gostei de ler”, conta. “Era sócia da Biblioteca Municipal Cecília Meireles, ainda quando era próximo à Escola Estadual Professora Therezinha Sartori. Eu tinha dificuldade na oralidade e os livros viraram meus amigos”.

Giovana é nascida em Mauá e formada em Pedagogia e em Artes Visuais. Servidora municipal na secretaria de Educação desde 2010, também atua como professora na rede de ensino estadual. No ano passado, quando se viu longe das salas de aulas devido à pandemia de Covid, Giovana começou a exercitar outra de suas paixões: a contação de histórias.

Por meio de vídeos publicados na internet, a professora conta histórias criadas para levar um pouco de conforto e conscientização para alunos e pais. “A contação surgiu da vontade de recontar aquilo que tinha me feito viajar sem sair do lugar”, explica Giovana. “Fiz cursos, comecei a contação em sala de aulas, em eventos, e não parei mais. Creio que podemos falar de vários assuntos através da contação e, além de divertimento, levar cultura também”.

Inquieta, Giovana dá continuidade em seus projetos cheia de animação por perceber um pouco do efeito de suas ações. “Devido ao projeto ‘Mulheres poderosas, agosto lilás’, várias amigas estão se interessando, lendo mais, se conscientizando sobre nosso valor e entendendo o conceito real do feminismo. E neste Agosto Lilás estamos conversando mais sobre o feminicídio”, explica a professora, citando a campanha de conscientização de combate à violência contra a mulher.

Estou conseguindo passar meu amor pela leitura, pela pesquisa e, o principal, mudar pensamentos, [fazer alguém] ver além, conhecer outras culturas e perceber que sempre tivemos um papel importante na história, apesar das dificuldades. Isso é gratificante!”, finaliza.

Para conhecer os projetos de Giovana, basta acessar os perfis no Facebook:

www.facebook.com/miaufeltroseartes (na aba “Vídeos”) e

www.facebook.com/giovanai.oliveira.188