Bem-estar e superação através do esporte

Os benefícios da prática esportiva são conhecidos há tempos. Em períodos como agora, com os Jogos Olímpicos de Tóquio, muitas pessoas se empolgam com as competições e recebem o estímulo necessário para iniciar uma atividade física. Independentemente dos louros das vitórias, muitas vezes o esporte surge na vida das pessoas como um apoio, quase como um amigo, capaz de nos ajudar a resolver problemas e viver melhor.

Foi em um momento conturbado da vida que Gabriela Briante Zerbetti, 29 anos, se reencontrou com um velho conhecido, até então pouco íntimo: o esporte. Quando criança, ainda na escola, Gabriela não tinha interesse nas partidas de vôlei ou basquete às quais era escalada ou incentivada a participar por causa de sua alta estatura. Porém, em 2016, durante um período de ansiedade e depressão, o esporte entrou definitivamente em sua vida.

“Sempre lia matérias sobre pessoas que se sentem bem após a prática de atividades físicas. Entendi que precisava fazer alguma coisa para ajudar a me equilibrar”, lembra. “Comecei sem muitas habilidades, nem técnica. Aos poucos conheci pessoas e ótimos professores que me ensinaram muito”.

Como já sabia nadar desde os 12 anos, em 2016 Gabriela voltou às piscinas. Dois anos mais tarde estava treinando para realizar seu primeiro desafio: travessia de 2 km em águas abertas, realizado em 2019. “Fui pegando o gosto. A sensação mais gratificante é perceber a melhoria em seu próprio rendimento, em suas metas. Isso me incentivou muito”, comenta. “A sensação de bem-estar, de cada dia estar um pouquinho melhor, é impagável”.

Em 2020 Gabriela passou a treinar e realizar travessias na represa Billings. “Me apaixonei. Foi desafiador por não ter todo o suporte de uma travessia comum. Mas quando você para no meio da represa, olha para os lados, todo aquele silêncio, a natureza. É impagável”, conta com animação.

Devido à pandemia, sem a possibilidade de treinar em academias, Gabriela resolveu começar a correr. “Eu detestava! Sempre que pensava em correr eu desanimava”, explica. No início foram 200 metros e, aos poucos, o percurso foi aumentando. Atualmente ela não fica parada: faz natação duas vezes por semana e corre pelo menos 1 km diariamente, cinco dias da semana.

Servidora pública na Prefeitura de Mauá desde 2011, Gabriela atua como assistente administrativo no setor financeiro da Secretaria de Educação. Planilhas de orçamentos, compras, gerenciamento de contratos e pagamentos fazem parte de seu cotidiano. A vida no esporte e na Educação se completam. “O esporte envolve a rotina de treinos, acordar de madrugada, finais de semana, feriados, a superação de desafios, dos meus limites e aflora o meu lado mais competitivo. Já no profissional, prefiro algo mais colaborativo”.

“[A prática esportiva] ajuda a me equilibrar, me manter saudável mentalmente. E isso contribui para que eu desenvolva bem minhas funções profissionais e meus estudos também”, finaliza a servidora que, além de tudo isso, ainda encontra tempo para cursar a graduação em psicologia. Haja fôlego!

Texto e foto: Edu Guimarães