Entre mapas e palcos acompanhando as mudanças da cidade

Para quem é apaixonado por música, é quase impossível imaginar a vida sem trilha sonora. Momentos tristes e momentos felizes. Amores e dores. A música está em tudo. Essa paixão levou Mauri José Cardoso a subir em um palco pela primeira vez em 1997. Desde então, sempre que possível, solta a voz e enche de música a vida. A sua própria e a de outras pessoas.

Nascido em Mauá há 65 anos, Mauri reside até hoje na mesma casa, na Vila Nossa Senhora das Vitórias, de onde viu a cidade passar por diversas transformações. Aliás, algumas dessas transformações também passam pelas mãos de Mauri.

Servidor público na Prefeitura de Mauá desde março de 1977, em 1990 iniciou atuação no Departamento de Análise de Projetos Urbanísticos, na Secretaria de Planejamento Urbano. Ali, acompanha de perto as mudanças da cidade, envolvido em mapas, croquis, licenças, autorizações e plantas de construções. Se durante o dia Mauri está focado nas análises e verificações de processos de urbanização, é durante a noite e aos finais de semana que se encontra com sua musa.

“Sempre fui ligado em música”, conta o servidor. “Meu arrependimento é não ter aprendido tocar algum instrumento. Sempre gostei de música ao vivo e tive o privilégio de ver e ouvir ótimos conjuntos e cantores, como o Edinho Santa Cruz, Jessé, Agnaldo Rayol, Nelson Gonçalves, entre outros”, relembra.

Suas primeiras experiências com o microfone foram em aparelhos de videokês em festas e jantares. Em 2013 começou a dividir o palco com um grupo musical em um restaurante e, posteriormente, montou uma dupla com o sobrinho Rafael Lemos. No início o repertório era formado por clássicos internacionais e, com o tempo, sambas e músicas sertanejas foram incluídas. “Hoje cantamos quase tudo, depende muito do público”. Segundo Mauri, a cantoria passa por Bee Gees, Beatles, Elton John, Benito di Paula, Agepê e Roberto Carlos, entre outros.

“Para mim, a música é um refúgio dos problemas cotidianos”, finaliza o servidor.

Quem quiser conhecer um pouco do trabalho e talento de Mauri como cantor, pode acompanhar a apresentação que será feita em parceria com Marcelo Balvian no próximo domingo (18/07), às 19h30, pelo endereço www.facebook.com/maurijose.cardoso.

Texto: Edu Guimarães

Foto: Rodrigo Bastos