Preocupação pela natureza que virou cuidado com a cidade

O amor pelos animais foi o que despertou em Marcella Fortes Falcão Silva, 29 anos, a consciência para preservar e, mais do que isso, defender o meio ambiente. Também foi esse sentimento que a fez, ainda criança, sonhar em trabalhar com animais e seguir a carreira veterinária.

“Com o passar do tempo, percebi que não conseguiria ver os animais feridos ou algo do tipo. Mas também entendi que há outras maneiras de atuar a favor deles”, conta a servidora. “Foi aí que conheci a área de meio ambiente e ecologia, que integra todas as espécies e os ambientes em que elas vivem”.

O prazer de estar em contato com a natureza fez Marcella perceber que o meio ambiente também era uma área importantíssima a se trabalhar e que envolvia diversos assuntos das ciências, não só biológicas, mas também exatas e humanas. “Senti que tinha encontrado algo que me satisfaria no sentido profissional”.

Formada em Ecologia, com mestrado em Ecologia e Conservação com ênfase em Economia Ambiental, Marcella atua na Secretaria do Verde e Meio Ambiente da Prefeitura de Mauá desde janeiro de 2019.

Marcella atua principalmente na área de educação ambiental, atendendo desde crianças até idosos. Entre as atividades, conduz trilhas monitoradas pelos parques Guapituba e Gruta Santa Luzia e ministra palestras sobre diversos temas dentro da área ambiental, tanto para munícipes quanto para trabalhadores da própria Prefeitura. Também participa dos projetos de plantio de mudas, revitalização e recuperação de áreas verdes de Mauá.

Para Marcella, seu trabalho tem a missão de valorizar as áreas naturais do município e mostrar que o meio ambiente engloba tudo. “Quanto melhor pudermos tratar e deixar o meio ambiente, melhor será para todos: seres humanos, animais, plantas e todas as outras formas de vida que dividem o planeta conosco”.

Texto e Foto: Edu Guimarães