Notícias

Dia Internacional da Enfermagem

Dia Internacional da Enfermagem

2 anos atrás


Em tempos de pandemia, os enfermeiros têm papel fundamental no tratamento dos pacientes da Covid-19. Nesta quarta-feira (12/5) é celebrado o Dia Internacional da Enfermagem e do Enfermeiro. Mauá tem 337 profissionais do setor na rede municipal de saúde. 

A data faz referência ao nascimento em 1820 da “mãe da enfermagem”, Florence Nightingale. Já a designação enfermeiro vem do latim “nutrix” (mãe) e de “nutrire” (criar, nutrir). Juntas, as  palavras deram origem ao termo “nurse”, que significa enfermeira.

A ANA (American Nurses Association) classifica a enfermagem como ciência e arte, já que o objetivo do trabalho é cuidar de problemas de saúde por meio de ações com suporte técnico científico, assim como reconhecer o papel do profissional de educar para a saúde, ter a capacidade de prever doenças e do cuidado individual do paciente.
    
De acordo com o Cofen (Conselho Federal de Enfermagem), hoje existem 565,4 mil enfermeiros no Brasil. Segundo a OMS, eles representam mais da metade dos trabalhadores de saúde em atuação, com 28 milhões deles atuando na linha de frente na luta contra pandemias e epidemias. Ciente do papel desses profissionais, a entidade elegeu 2020 como o ano internacional dos trabalhadores de enfermagem e da obstetrícia.