Notícias

Abril Verde - Saúde e Segurança no Trabalho

Abril Verde - Saúde e Segurança no Trabalho

2 anos atrás


Até o final de abril, órgãos públicos e instituições comprometidas com as questões envolvendo acidentes de trabalho participam da campanha Abril Verde. A iniciativa promove a conscientização sobre a importância da segurança e da saúde do trabalhador.


Abril foi escolhido pelo fato do dia 28 ser dedicado à memória das vítimas de acidentes e de doenças do trabalho. A data surgiu em 1969 para homenagear as vítimas de um acidente numa mina no estado de Virgínia (EUA). A iniciativa foi endossada pela Organização Internacional do Trabalho (OIT) em 2001 e se tornou lei no Brasil em 2015.


A campanha visa alertar a população de que os acidentes de trabalho não ocorrem por acaso, mas por descaso. Entre os exemplos recentes estão o rompimento da barragem da Vale em Brumadinho (MG), em 2019, e, no mesmo ano, o incêndio no Centro de Treinamento do Flamengo no Rio de Janeiro (RJ).


Atualmente, o número de vítimas de acidentes chega a oito ou nove vezes o de Brumadinho. São mais de mais de duas mil mortes por acidentes de trabalho por ano, de acordo com o INSS.


Se antes as ações voltadas ao tema falavam de proteção, com o incentivo para o uso de equipamentos de proteção individuais (EPIs), hoje o foco é a prevenção.