Tipos de Inclusão |
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Notável desempenho e elevada potencialidade em qualquer dos seguintes aspectos isolados ou combinados: 1) capacidade intelectual geral; 2) aptidão acadêmica específica; 3) pensamento criativo ou produtivo; 4) capacidade de liderança; 5) talento especial para artes; 6) capacidade psicomotora.
Transtorno do desenvolvimento caracterizado, de maneira geral, por problemas nas áreas de comunicação e interação, bem como por padrões restritos, repetitivos e estereotipados de comportamento, interesses e atividades.
Manifestações de comportamento típicas de portadores de síndromes (exceto síndrome de down) e quadros psicológicos, neurológicos ou psiquiátricos que ocasionam atrasos no desenvolvimento e prejuízos no relacionamento social, em grau que requeira atendimento educacional especializado.
Perda parcial ou total bilateral de 25 decibéis (db) ou mais, resultante da média aritmética do audiograma, aferidas nas freqüências de 500 hertz (hz), 1.000 hz, 2.000 hz, 3.000 hz e 4.000hz, variando de acordo com o nível ou acuidade auditiva da seguinte forma:
Perda auditiva de 25 a 70 db. A pessoa, por meio de uso de aparelho de amplificação sonora individual - aasi, torna-se capaz de processar informações lingüísticas pela audição; conseqüentemente é capaz de desenvolver a linguagem oral.
Perda auditiva acima de 71 db. A pessoa terá dificuldades para desenvolver a linguagem oral espontaneamente. Há necessidade do uso de aasi e/ou implante coclear, bem como de acompanhamento especializado. A pessoa com essa surdez, em geral, utiliza naturalmente a língua de sinais.
Alteração completa ou parcial de uma ou mais segmentos do corpo humano, acarretando o comprometimento da função física, abrangendo, dentre outras condições, amputação ou ausência de membro, paralisia cerebral, membros com deformidade congênita ou adquirida, exceto as deformidades estéticas e as que não produzam dificuldades para o desempenho das funções.
Caracteriza-se por limitações significativas, tanto no funcionamento intelectual como na conduta adaptativa, na forma expressa em habilidades práticas, sociais e conceituais.
É a associação, no mesmo indivíduo, de duas ou mais deficiências primárias (mental/visual/auditiva/física), com comprometimentos que acarretam atrasos no desenvolvimento global e na capacidade adaptativa.
É a perda total ou parcial, congênita ou adquirida, da visão, variando de acordo com o nível ou acuidade visual da seguinte forma:
É a perda total ou o resíduo mínimo de visão que leva a pessoa a necessitar do sistema braille como meio de leitura e escrita.
É o comprometimento do funcionamento visual de ambos os olhos, mesmo após tratamento ou correção. A pessoa com baixa visão possui resíduos visuais em grau que lhe permite ler textos impressos ampliados ou com uso de recursos ópticos especiais.
É uma deficiência singular que apresenta perdas auditivas e visuais concomitantemente, em diferentes graus e que demanda o desenvolvimento de diferentes formas de comunicação para que a pessoa surdacega possa interagir no meio social.
Alteração genética cromossômica do par 21, que traz como conseqüência características físicas marcantes e implicações, tanto para o desenvolvimento fisiológico quanto para a aprendizagem. |